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ERP Inovação e ferramentas para maior inteligência comercial

A Inovação Tecnologia tem a percepção de que o momento é muito propicio para que seja viabilizado a implementação de produtos e serviços, que melhoram o uso de informações que levam a uma melhora na tomada de decisões para com as demandas das Empresas. As equipes que tratam de “resolver problemas” estão inevitavelmente ligadas ao setor de TI, por isso a tecnologia ocupa um espaço de protagonista na administração moderna e dinâmica. O fato é que os gestores depositam sua confiança no software: para planejar seus macroprocessos, para direcionar os próximos anos da empresa, para investir em equipamentos, para gerir os custos e para melhorar os resultados da equipe de vendas.

Muitas Empresas estão melhorando suas estruturas, ampliando Equipe Comercial, bem como em ampliação em sua capacidade produtiva, espaço, logística; para projetarem outros investimentos em Infraestrutura e recursos humanos, tornando as  Empresas mais rentáveis. Na expectativa de um “Mercado em expansão”, a palavra de ordem é nos prepararmos para que seja possível obter os melhores resultados, os quais se relacionam com os investimentos que já estão sendo efetuados. Por isso recomendamos que estejamos em contato para que seja alinhado com os diretores e gerentes, um “Plano para melhor aderência” onde permitam-nos assumirmos maior interação, evidenciando a importância do Sistema ERP nos processos. Estamos propondo  um algo mais: sobre a causa, com  responsabilidade e com propósito.

Os desafios para o crescimento são muitos, estrategicamente ligados a todos os setores de uma Empresa, desde a sua dinâmica operacional, Compliance Fiscal, Financeira, Produção, logística, Distribuição entre outras demandas. Portanto relacionamos algumas qualidades de nossos produtos e serviços para departamento de vendas. Com o aumento da capacidade produtiva, será necessário aumentar o volume de vendas, sendo o nosso Sistema ERP uma solução eficaz para impulsionar os resultados. Por isso estamos sugerindo que implementem soluções que vão ampliar as capacidades e a visão de liderança.

01) Estruturando o mercado em sua segmentação:

Uma visão do mercado o qual atua depende de toda a organização de cadastros bem estruturados conforme os pontos de vendas que são atendidos, classificados em categorias, estes pontos de vendas são selecionados em conformidade com a segmentação de mercado que uma Empresa atua. O Sistema de Gestão da Inovação permite diversos controles que possibilitam informações por rota, por Vendedor, por Cidades, áreas de supervisão, etc. Proporciona rotinas e relatórios que possibilitam uma visão do comportamento do vendedor em suas vendas, pontuando preço médio praticado, prazo médio praticado, tempo consumido em visita e tempo consumido entre as visitas para deslocamentos. Em alguns segmentos de mercado as visitas dos vendedores são programadas pela rota do dia, sendo praticada uma concorrência que sugeri buscar saber os dias de visitas destes concorrentes, a fim de programar visitas nestas rotas antes das visitas dos concorrentes. Em relatório de projeção de vendas é possível acompanhar o desempenho da equipe de vendas, por diversas opções, sendo também disponibilizado o planejamento de metas. No ramo da distribuição especializada, ou mesmo por fabricantes existe a possibilidade da realização de pesquisa de mercado, com o objetivo de conhecer informações de concorrentes e assim dimensionar ações de mercado para aumentar a participação de determinado produto.

02) Classificando mix de produtos em prioridade nas vendas:

Sistema ERP Inovação está customizado para que num determinado ponto de venda, esteja configurada uma apresentação do mix de produtos por ordem de prioridade, onde no Sistema de Gestão Comercial utiliza cores para estabelecer ordem de prioridade conforme a categoria do ponto de vendas. Pois conforme essa classificação um ponto de venda, por exemplo, realiza maior volume de vendas em algumas embalagens as quais, são maiores ou menores, onde a venda é mais expressiva e portanto o seu volume de vendido é maior, o que determina a prioridade de vendas.

03) Metas e objetivos de vendas:

A supervisão de vendas pode contar com ferramentas para estabelecer metas/objetivo de venda, onde poderá acompanhar em relatórios a projeção das vendas, com dados de percentuais de cobertura e positivação em uma rota por exemplo. A supervisão estará analisando constantemente o desempenho da equipe de vendas. Com este acompanhamento o supervisor poderá realizar trabalho junto aos vendedores, para orientações e averiguações quanto as possibilidades de melhorias nos resultados, explorando por completo o mix a ser oferecido. Ou a exemplo poderá ser detectado que um vendedor está perdendo venda, devido a dinâmica de sua atuação no ponto de venda, no qual o potencial ainda está pouco explorado.

04) Regras de Negócios:

Todas as tratativas da politica de preços poderá estar relacionada com as faixas de quantidade/volume de vendas de determinado produto, e também com os percentuais de comissão nas vendas conforme as tabelas praticadas. Nas regras de negócio são necessárias tratativas também entre o ERP Inovação e o ISALES AFV para a força de vendas, uma das regras de negócio se baseiam em principio em um valor monetário com o titulo de “Verba” , que poderá ser acrescida ou subtraída com base na seleção dentre várias tabelas/preços, as quais estabelecem diferença nos valores dos produtos, resultando tanto para mais, como para menos, acréscimo ou subtração nesta rotina de “Verba”. Os dados que geram a “Verba” têm que ser processados, sendo sujeitos a eventualidades em seu calculo , devido a algumas operações que determinam o controle e segurança das informações. Ferramentas do ERP Inovação e Portal Web oferecem soluções diversas, entre elas o envio de “Verba” mediante a solicitação de um vendedor que necessita para uma determinada visita, em alinhamento e autorização da supervisão de vendas da Empresa.

05) Funcionalidades no Sistema de Força de Vendas que melhoraram as operações:

Alem das regras de negócio e configuração das prioridades na vendas conforme a classificação da categoria do Cliente, o aplicativo ISALES AFV possui outros recursos que podem ser interessantes para suas aplicações. A confirmação de que a visita foi realizada no ponto de venda é uma das situações que alguns segmentos necessitam. Portanto o vendedor ao gravar o pedido ou informando o motivo de “não positivação”, também informa o local onde estava no momento desta operação, assim os gestores poderão contar com a rastreabilidade no trajeto efetuado. Uma alternativa aplicada em algumas Empresas, é a emissão de um orçamento que ficará gravado no dispositivo móvel, aguardando a confirmação para que seja convertido em pedido de venda. As cópias dos pedidos podem ser enviadas aos Clientes via WhatsApp, recurso para evitar uso de papel e confirmação de que o pedido foi efetuado corretamente. Outra situação nem tanto comum, é a possibilidade de duas Empresas utilizarem a mesma “Equipe Comercial”, para que realizem vendas para estas duas Empresas, para tanto todas as soluções estão preparadas. Os gestores têm acesso ao portal da Inovação para acompanhar a movimentação, principalmente do envio de pedidos, entre as outras funções.

06) Automação do processo de Compras:

Uma recomendação para a qual temos solução, é para maior controle das aquisições de produtos e insumos, tornando o processo automatizado, munido de informações relacionadas com as operações de compra. Com o disparo de cotações conforme as verificações de demandas na cadeia de suprimentos, seja na atividade industrial, comercial, atacado e distribuição. As boas práticas no setor de compras estabelecem aquisições com qualidades multiplas que se convertem em ótimas oportunidades em vendas para a Equipe Comercial.

07) Análise de precificação:

Um processo de compras pode ser orientado por consultas e relatórios que relacionam os custos com a lucratividade da Empresa, apresenta informações de forma a avaliar os resultados obtidos ou que serão obtidos, nas vendas de um produto ou em uma família de produtos. Outras avaliações podem ser efetuadas sob outras visões de forma a relacionar os preços praticados, resultados por vendedor, por rota, por cidade, área de supervisão. Devemos avaliar constantemente preços e percentuais de lucratividade, considerando os custos que interferem nos resultados de lucratividade.

08) Análise de lucratividade:

Integrando as informações do ERP Inovação, com informações gerenciais, que melhoram a apresentação de demonstrativo de resultado do exercício e demais informações da empresa. Com base em informações que citamos nesta publicação, é possível tomar conhecimento de como a Empresa está, em sua capacidade de enfrentar a concorrência de mercado. Sendo proporcionado uma integração que permite muitas evoluções na área comercial e em outras também.

09) Ferramentas que apoiam a tomada de decisões:

O ERP Inovação possui uma gama de informações que podem ser uma poderosa fonte de consultas, com a implementação de ferramentas que complementam a utilização mais eficaz do Sistema de Gestão Empresarial. Sendo possível maior detalhamento das informações e configuração dessas ferramentas para gerar relatórios e gráficos que devem ser analisados para e apresentados aos gestores, gerentes, vendedores e demais colaboradores. Desde informações fiscais, até as informações que determinam o aumento da demanda no setor de “Compras”, o ERP Inovação estará fornecendo dados que apoiam a gestão; sendo que ferramentas de BI (Business Intelligence) são integradas para melhor visão dos negócios e apoio a tomada de decisão.

 

A Gestão comercial tem a necessidade de utilizar um Sistema de Gestão Empresarial que tenha a capacidade de fornecer as funcionalidades de forma integrada. Desta formahaverá controle para dimensionar outros investimentos que as Empresas muitas vezes priorizam como: Ampliação das unidades de produção ou nova sede, ampliação do mix de produtos, contratação de vendedores em outras áreas de atuação, renovação de frota de veículos para entregas, etc. É muito recomendável que seja bem calculado os investimentos de tecnologia da informação, compatível com operação que uma Empresa pretende atingir. A Inovação Tecnologia está bem preparada para que sua Empresa esteja em conformidade com a TI, disponibilizando soluções e ferramentas para melhorar a sua Gestão com diferenciais competitivos. Entre em contato conosco e saiba com mais detalhes sobre as soluções gerenciais de que sua Empresa precisa.