Área do cliente
Conteúdo relevante sobre Gestão e Mobilidade.

Cadastre-se para receber nossos artigos.

Investimento em automação de processos converte-se em qualidade e rentabilidade

Além de fabricar, vender ou distribuir produtos, é essencial monitorar e garantir a qualidade em todas as etapas dos processos da cadeia de suprimentos para a sua fabricação, comercialização e distribuição. É necessário uma gestão com foco na Qualidade; de forma detalhada, sofisticada e inovadora, com o objetivo de melhoria contínua da qualidade para atender as expectativas dos “Clientes”.

Com a globalizado, a competitividade industrial ganhou um papel muito importante. Hoje uma empresa não disputa mercado apenas com outra na mesma região, estado ou país. Atualmente, a disputa é mundial. Muitos fatores fazem uma empresa mais competitiva; seus produtos e serviços, suas Inovações, a Equipe de colaboradores. Concluímos que é uma junção de vários os itens que compõem uma indústria, mas principalmente tudo o que acontece internamente e o cliente não vê. Uma empresa possui vantagens competitivas quando as práticas de gestão estão aliadas a um sistema de gestão capaz de tornar seus processos mais eficientes.

O segmento da indústria sempre passa por diversas transformações; para se atingir melhores índices de competitividade, os processos internos e externos devem estar alinhados com a estratégia da Empresa, e executados corretamente. Na atualidade, as indústrias querem otimizar seus resultados passando por uma reformulação e aderindo a automatização dos processos. O ERP Inovação pode dar apoio a Gestão para o melhor Gerenciamento dos Processos de Negócios, que busca organizar e facilitar atividades organizacionais, internas ou externas. Rompendo com processos manuais arcaicos, deixando os procedimentos operacionais padrões mais corretos.

Através da automação o gestor passa a visualizar melhor os processos da indústria como atividades interligadas, e com os departamentos integrados. Todas as atividades e tarefas existentes dentro da indústria, e que são executadas direta ou indiretamente para a realização de atividades na cadeia logística, em oferecer um produto ou serviço ao consumidor, podem ser classificados como processos. Portanto melhora os resultados em toda a indústria, e para isso, tem como objetivo alcançar as metas por meio da otimização na gestão, com ferramentas para analisar, aperfeiçoar, controlar e registrar processos com rastreabilidade.

A gestão dos processos das rotinas da Empresa, proporciona melhora significativa em todos os departamentos na indústria.

Veja algumas considerações:
– Correção e melhoria dos processos, inclusive excluindo tarefas redundantes;
– Padronização de processos para serem facilmente reconhecidos e gerenciados;
– Redução de erros e riscos;
– Melhora dos processos existentes que serão analisados e descritos;
– Visão geral e indicadores de produção proporcionando apoio na tomada de decisões;
– Foco nos resultados;
– Gestão da Qualidade para melhoria contínua.

Com as melhorias na Gestão a automatização pode trazer resultados positivamente no segmento da indústria listamos alguns benefícios:

Redução de custos:
Com a automação, é possível estabelecer planos de produção para que a operação seja efetuada com menor custo, uma vez que o gestor pode visualizar melhor os seus processos, identificando desvios, falhas, perdas ou retrabalho. Minimizando desperdícios na cadeia produtiva reconhecendo pontos críticos, pode dar recursos para uma redução de custos sem que a produtividade ou qualidade do produto final seja prejudicada.

Aumento de produtividade:
Também há maior transparência, já que aquele colaborador que realiza as solicitações de fornecimento poderá acompanhar todo o fluxo do processo de compras, desde sua solicitação até a chegada do produto ao estoque. Os softwares de automatização da Inovação Tecnologia são capazes de tornar a rotina e os colaboradores mais produtivos, pois os departamentos trabalham de forma integrada.

Acesso as informações:
A automação dos processos é uma ferramenta é capaz de dar uma visão ampla sobre todos os processos e atividades que ocorrem dentro da indústria, porém, o acesso às informações relevantes e precisas deve ser simples, de preferência, na palma da mão. Outra questão também, é que esses relatórios precisam estar disponíveis de forma responsiva. Por isso, é necessário registrar e trabalhar com métricas que gerem relatórios frequentes sobre a realização das atividades. E por se tratar de informações internas, é muito importante que tenha restrição de quais colaboradores têm acesso a esses dados.

Controle de desempenho:
Como a demanda de produtos da indústria está muito alta, mesmo aquelas denominadas de pequeno porte, manter a qualidade é fundamental para a sustentação do empreendimento. Não basta apenas definir padrões, é necessário controlar e acompanhar quanto às delimitações impostas na construção do processo e se são usuais no cotidiano da empresa. Além disso, o acompanhamento constante proporcionará o aprimoramento dos processos, identificando quais são as prioridades.

Melhores Resultados:
Falamos como a automatização beneficia a gestão, mas há a vantagens para o consumidor final. Pois a automatização faz com que se produza mais, com qualidade e menor custo. O que significa possibilidade de investimento em diferenciação, inovação, conquista de novas oportunidades e redução do preço final do produto. É importante frisar que o cliente será o maior beneficiado já que com recursos extras é possível melhorar a sua “experiência”, em verdade, toda a cadeia ganha. Com a padronização dos processos, distribuidores, fornecedores e parceiros sentem maior segurança nas negociações, possibilitando melhores condições para com os negócios de uma Indústria.]

 

Além de contribuir para tornar a indústria mais competitiva, tornando-a mais ágil e controlável, uma vez que padroniza as atividades para um resultado mais eficiente e eficaz, a automação dos processos é capaz de eliminar desperdícios, resolver falhas e facilitar o acesso às informações e documentos. Maximizando a eficiência, a Empresa pode estabelecer foco naquilo que realmente é importante, agregar valor ao seu produto ou serviço, melhorando a satisfação dos clientes, aumentando, consequentemente, a lucratividade. O fluxo de trabalho se desenvolve com maior fluidez, uma vez que todos os colaboradores compreendem como os processos devem ser conduzidos. O ERP Inovação fornece uma visão integrada do andamento das atividades, os responsáveis são conhecidos por todos que interagem com aquela tarefa ou rotina. Há maior rastreabilidade, rapidamente pessoas autorizadas são capazes de obter informações sobre o andamento dos processos e se as etapas estão sendo cumpridas.

Provavelmente Você percebeu como a Gestão da qualidade pode impactar o produto ou serviço. Mais importante do que impressionar o cliente na primeira vez, é impressioná-lo constantemente. Por isso, a padronização e regularidade são fundamentais para reter os clientes. Seguir padrões faz com que a qualidade final seja sempre muito próxima, e com acompanhamento frequente o resultado pode avançar, reduzindo prejuízos. Assim faremos o fundamental, manter a satisfação dos clientes, já que são estes que, com o tempo, oferecem maior lucro para a Empresa, e que a retenção de “Clientes” proporciona um retorno maior do que o fornecimento de produtos e serviços para os novos.