Área do cliente
Conteúdo relevante sobre Gestão e Mobilidade.

Cadastre-se para receber nossos artigos.

O ERP Inovação melhora a qualidade com a automação de processos

A “Automação” dos processos logísticos de uma Empresa torna-se cada vez mais necessário, no passado afirmavam que Ela seria responsável pela extinção de postos de trabalho; há um fundo de verdade nessa afirmação, todavia outros postos de trabalho são criados pela tecnologia da informação, sendo estas funções relacionadas com as mesmas tarefas. Com a tecnologia os colaboradores nestas funções passam a ter mais qualidade de trabalho, mais eficiência na execução destas funções, libera tempo e energia para atividades estratégicas, sem ficar preso a tarefas repetitivas e suscetíveis a erros.

A confiabilidade na solução em software para atender às demandas na logística de uma Empresa, está conectada com os resultados obtidos ao final das operações cotidianas. O Apoio na Gestão da logística solicita por uma automação em vários setores que devem operar de forma integrada. Desta forma procuramos destacar de forma simples as principais etapas, onde poderemos apontar os benefícios dos quais uma Empresa poderá obter com a automação do fluxo seu de trabalho.

01) Padronize e organize a Gestão de Estoques:
Estabeleça códigos para todos os produtos estocados, classifique os produtos em estruturas compartilhadas pelos vários setores da Empresa. Um Grupo ou uma Família de produtos devem possuir características bem definidas. Distribua seu estoque em Grupos e subgrupos, de forma a organizar os tipos de estoques em conformidade com esta classificação. Toda movimentação de entrada, saída, ou transferência nas movimentações dos estoques devem ser registradas com  documento. No Sistema de Gestão da Inovação existem muitas possibilidades para que se classifique os itens a serem movimentados, tanto de produtos para consumidor final, como para itens de matérias-primas na composição de produtos a serem industrializados.

02) Realize mapeamento nos processos:
Processos burocráticos e pouco automatizados são gargalos que podem travar as operações das Empresas. Aprimorar os processos de uma determinada rotina requer uma análise para garantir que as informações estão sendo tratadas de forma a assegurar o máximo de dados que possam ser considerados, determinando assim a importância de cada dado e de toda massa de informações que podem ser utilizadas para diversas finalidades. A modelagem é muito útil para mostrar informações relevantes de como um processo é executado, fazer melhorias, fazer com que os processos possam ser gerenciados, além de possibilitar melhor tomada de decisão e visão do negócio.

04) Utilize ferramentas para analisar os dados:
Uma solução de BI (Business Intelligence)  pode Apoiar a Gestão  em vários aspectos, um dos mais relevantes é com relação a Inteligência Comercial, onde são realizadas as análises para conhecimento do mercado, seus concorrentes, perfil dos clientes que são embasados no histórico de vendas. Uma solução de BI tem a função de apoio a gestão dos outros setores que também estão interligados no processo de logística, podendo analisar dados dos estoques, compras, financeiro, ect. A Ferramenta propicia obter melhores “insights, quando indicadores de desempenho contribuem para decidir por melhores práticas, melhorando e tomada de decisões.

03) Estabeleça um modelo para a Gestão de Compras:
Com um processo de compras bem coordenado os compradores têm informações valiosas, disponibilizadas de forma organizada e com riqueza de detalhes para melhores tomadas de decisões. Com o uso de ferramentas da “Solução Compras”, os resultados melhoram e diminuem vários riscos para os negócios, padronizam os processos de compras, objetivando a simplicidade, diminuindo o tempo consumido, reduzindo custos operacionais e administrativos. Com a padronização dos processos, as informações estarão sendo disponibilizadas para proporcionar melhores resultados. Dados dos preços registrados, dados dos fornecedores credenciados, dados de fornecimentos, formas de entrega, para serem avaliados com  o objetivo de evitar transtornos como falhas nos recebimentos de mercadorias ou mesmo desabastecimento.

05) Utilize ferramentas para levantamento de dados dos estoques:
É aconselhável que se efetue inventários periódicos, para fins de ajustes de saldos, verificando as operações para avaliações se as diferenças de saldos nos estoques, estão em níveis aceitáveis. É muito recomendável que seja efetuada contagens por amostragem, realizando a operação em um determinado grupo de produto,por exemplo, confrontando os dados das contagens com os saldos do estoque controlado pelo sistema. O aplicativo “Pro Estoque” tem todas as funções para que se efetue o levantamento de dados dos estoques de forma digital, com agilidade e assertividade.

06) Efetue a automação de conferências na entrada de mercadorias:
A Solução “Check in” automatiza o inicio da movimentação de materiais, quando é efetuada a conferência na entrada para armazenagem. Os dados do pedido de compra/XML são sincronizados entre o Painel de Compras e aplicativo android, funcional em smartphones, tablets e coletores, com os quais são efetuadas as conferências no recebimento de produtos para distribuição e matérias-primas para a produção. Objetivando segurança, confiabilidade para com  informações necessárias aos processos de produção, controle de qualidade e rastreabilidade em todos os processos, até aos pontos de vendas.

07) Efetue a automação de conferência na saída de mercadorias:
A Solução Check out automatiza a conferência na preparação dos pedidos para entrega, formando uma carga, quando é efetuada a conferência cega, o objetivo deste processo é garantir que as entregas de mercadorias sejam efetuadas corretamente aos Clientes. Esta prática contribui positivamente para a imagem das Empresas; efetuando a conferência com a leitura de código de barras, terá a segurança e assertividade, evitando erros referentes a produtos e de suas quantidades. O processo se complementa com a emissão de etiquetas de endereçamento e volumes.

08) Gestão da Qualidade na indústria: Gestão da Produção:
Na fabricação, comercialização e distribuição de produtos, é importante gerenciar e garantir a qualidade dos produtos, tratando desse quesito criamos a solução “Gestão da qualidade”. Para a Gestão da logística na produção, de forma detalhada, sofisticada e inovadora, com o objetivo de melhorar “produtos” para  atender e elevar satisfação dos clientes. O monitoramento da Gestão de Qualidade depende de uma integração entre os setores para que a logística de uma Empresa seja planejada. Os Controles desta Gestão iniciam-se nos procedimentos de avaliações de Fornecedores e Matérias primas,  por meio de uma pontuação, conforme critérios estabelecidos. No ERP Inovação estes e outros controles são efetuados por soluções que coletam os dados utilizando equipamentos desk top, dispositivos móveis ou internet.

 

A tecnologia nos surpreende com infinitas possibilidades, a evolução das ferramentas é parte fundamental para impulsionar a Gestão, resultando em maior eficiência e competitividade. Nós da Equipe Inovação estamos sempre a disposição para transmitir com transparência as qualidades de nossas soluções. Entre em contato ou agende uma visita com nossos consultores!